• sáb. jun 22nd, 2024

CORAL OMB-RJ: Preservando Tradições e Elevando a Formação Humana através da Música

By

Ordem dos Músicos do Brasil foi fundada pela apelação de grandes Músicos da década de 1960 e desde então, regulamenta a profissão de músico no Brasil, através da Lei 3.857 de 22 de dezembro de 1960, sancionada pelo Presidente Juscelino Kubitschek.

A OMB é uma autarquia federal com o intuito de preservar e regulamentar a profissão de músico. Possui como atribuição, a defesa dos interesses da classe, bem como a interlocução com o poder público e a sociedade, representando os músicos brasileiros, buscando políticas públicas de incentivo à cultura da música Brasileira. A ORDEM DOS MÚSICOS DO BRASIL – CONSELHO REGIONAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, reitera a certeza de que, tanto do ponto de vista acadêmico e socio-econômico, como o cultural e artístico, faz-se necessário preservar as tradições e proporcionar a elevação da formação humana.

O projeto “CORAL CARIOCA OMB-RJ” servirá como ferramenta para o Programa “Canto OMB”, projeto estruturado e permanente que trará qualidade profissional, técnica e artística, no qual mantém a experiência iniciada em 2019, com melhores condições e mais amplo para atender a todos os setores musicais da OMB, assim como os 2 (dois) outros projetos específicos como por exemplo: o “Coral da Melhor Idade” e o “Coral Infantil” que se organizam como uma rede, mantendo um fluxo de formação e qualificação de coros, para diversas faixas etárias em naipes de vozes, com foco no público estudantil da educação básica, pública, e de programas sociais desenvolvidos nos municípios. A iniciativa visa também ampliar a formação para canto.

O Coral Carioca, também conhecido como Coral OMB, é um projeto idealizado pelo Maestro, Produtor e Multi-instrumentista Celso Santhana, que também é Presidente da Ordem dos Músicos do Brasil no Rio de Janeiro. Numa expectativa de ter um coral diferenciado e completo, Celso Santhana convidou a Jansem Rodrigues e Lorena Vieira como diretores do projeto. Temos integrantes de vários lugares como: São Gonçalo, Nilópolis, Madureira, Niterói e Piedade. São eles: Ana Luiza Clevelares, Bruno Gervásio, Cláudio Verde, Edimara Guedes, Gaby Magalhães, Jansem Rodrigues, Jéssica Santos, João Gabriel Acioli, Lorena Vieira, Rafaela Petit, Rosilange Serafim, Sylvia Sodré e Weslley Fernandes. O Coral Carioca tem por objetivo divulgar e propagar a música por meio de apresentações e serviços. Com apresentações realizadas na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, no auditório da Escola de Magistratura do Rio de Janeiro, na Secretaria de cultura do Estado do Rio de Janeiro e participações em shows da cantora  Watusi, o Coral OMB segue se destacando por sua versatilidade e qualidade. Passeando entre  R&B, MPB e Soul. O Coral Carioca tem uma timbragem única. O grupo se prepara para uma serie de shows homenageando os maiores cantores dos anos 60, 70 e 80 com hits inesquecíveis e emocionantes. Shows que conta com grandes músicos experientes . Direção , arranjos e regência de Celso Santhana, músico com grande experiência e que já atuou como diretor musical e arranjador de grandes artistas como: 

 Alcione,Watusi,Zezé Motta,Waguinho,Grupo Raça entre outros grandes da mpb. Hoje Presidente da Ordem dos Músicos do Brasil – Conselho Regional do Rio de Janeiro.

Aguardem!!!