• qua. fev 28th, 2024

Romance de Estreia ‘Todos Estão Surdos’: Uma Comédia Irreverente sobre Família, Morte e Peculiaridades, por Marcelo Antunes

ByJORNAL NITERÓI

jan 6, 2024
Uma psicóloga histérica. Uma doente terminal escolhendo como morrer. Um jovem viciado em sexo com desconhecidos.
Personagens principais de TODOS ESTÃO SURDOS, romance de estreia de Marcelo Antunes, que com bom humor, agilidade e ironia, aborda temas como relações familiares, iminência da morte, ruídos na comunicação e sexo.
Editado pela Patuá, umas das mais aguerridas editoras independentes do mercado, TODOS ESTÃO SURDOS nos apresenta a família Barros Mutarelli, que tem suas estruturas balançadas quando Léa, a matriarca, anuncia que está morrendo e resolveu renunciar a quaisquer procedimentos que lhe prolonguem a sobrevida.
Marcelo Antunes
Embora seja o primeiro livro publicado, Marcelo garante que sempre soube que seria escritor. O primeiro romance, escrito aos treze anos, chamava-se Ansiedade, “uma baboseira ambientada em Paris, durante a Segunda Guerra, que contava a história de duas irmãs gêmeas, a Leonor e a Leonora”, ele conta, rindo de si. Depois vieram outros; nenhum que julgou valer a pena de mandar à alguma editora.
“Esse ano começou péssimo. Tive Burnout, após vinte e cinco anos no chão da escola e fui readaptado na Sala de Leitura”. O que Marcelo não contava é que fecharia 2023 em grande estilo, com direito a aprovação do original pela Patuá e o lançamento do livro na Flip, em novembro passado.
Peter LaRubia, colega de editora e autor do também recém-lançado “10  Reais & Um Maço de Cigarros”, diz que Marcelo é uma mistura de Nick Hornby, Almodóvar e Miguel Falabella e recomenda a leitura do livro por todos, “porque faz com o leitor o que há de mais bacana em qualquer arte narrativa: acompanhar a vida dos personagens bem de pertinho, primeiro como uma espécie de voyeur, depois, como se fosse amigo deles”.
Com altas doses de folhetim, melodrama e dois pés fincados no bizarro, TODOS ESTÃO SURDOS é uma fábula divertida, surreal e encantadora. Quem deseja comprar, pode fazê-lo pelo site da Editora Patuá ou diretamente com o autor, através do seu perfil no Instagram (@marceloaacosta).