• seg. abr 15th, 2024

Centro Universitário recebe mais de 700 alunos do Ensino Médio em dois dias de evento na Barra

ByJORNAL NITERÓI

maio 23, 2019

TOUR IBMR – Centro Universitário recebe mais de 700 alunos do Ensino Médio em dois dias de evento na Barra

 

Samantha Nogueira, de 18 anos, nunca tinha visitado uma faculdade. A estudante do terceiro ano da escola CAIC Euclides da Cunha, no Itanhangá, no Rio de Janeiro, ficou interessa no curso de Marketing do IBMR. “Achei o campus grande, bonito e limpo. Por gostar de comunicação, acho que o curso de Marketing pode me oferecer boas oportunidades na carreira”, disse a jovem, que participou da primeira edição do Tour IBMR de 2019 e conheceu os cursos e instalações do campus Barra do Centro Universitário.

 Quem também gostou da experiência foi Gabriela Gonçalves, de 20 anos. Cadeirante desde os 17, depois de sofrer um acidente de carro com a família, ela ficou encantada com o curso de Fisioterapia, carreira que pretende seguir desde antes de se tornar deficiente física. “Eu faço reabilitação na Rede Saara e sempre falaram muito bem do curso do IBMR. Vim aqui ver de perto e gostei muito por conta da acessibilidade também. Das faculdades que já visitei, essa é a melhor”, contou Gabriela.

 O Centro Universitário IBMR recebeu mais de 700 alunos de 19 escolas, públicas e particulares do Rio de Janeiro, para uma tarde de oficinas, workshops, trocas e muito aprendizado nos dias 21 e 22 de maio. O Tour IBMR, desenvolvido pelo Programa Orienta da instituição, tem o objetivo de fazer com que alunos de 3º ano do Ensino Médio se conectem com sua futura profissão por meio da vivência em um ambiente universitário com experiências práticas.

 Os estudantes participaram de atividades organizadas pelos cursos de graduação do IBMR, como por exemplo: extração de DNA de frutas do curso de Biomedicima, transmissão ao vivo na rádio da graduação de Jornalismo, avaliação funcional feita pelos alunos de Nutrição, e muitas outras. No Laboratório de Habilidades Humanas, os visitantes puderam aprender, na prática, técnicas de ressuscitação com os estudantes do curso de Enfermagem. Com ajuda de bonecos foi possível simular uma reanimação cardiopulmonar (RCP). “Por meio de um aplicativo no celular, monitoramos se a técnica que está sendo aplicada nos manequins tem eficiência. É algo que a gente tem que treinar sempre, pois não é uma habilidade tão simples quanto parece”, explica Maurício Peixoto, Coordenador do curso de Enfermagem.

 

Durante o evento, foram esclarecidas as dúvidas dos alunos a respeito da formação profissional e seus possíveis campos de atuação. Os estudantes puderam experimentar práticas de várias profissões, além de obter informações sobre projetos de intercâmbio, empregabilidade, bolsas de estudos e ainda fazer um teste vocacional nos computadores com “Detectores de Carreira” – ferramenta criativa com perguntas e respostas para que o candidato ao Ensino Superior descubra quais são as profissões com as quais mais se identifica.

 Além dos professores e equipe administrativa do IBMR, os universitários também participaram. Caso da Camila Ferreira, estudante do sétimo semestre do curso de Nutrição e presidente da Liga Acadêmica. “Desde o semestre passado participo do Tour. É muito gratificante receber esses estudantes que podem ser nossos futuros colegas de graduação. Não tive essa oportunidade quando estava no ensino médio e acho que é fundamental na escolha da profissão”.

 Ao final dos dois dias, os visitantes foram para a quadra do IBMR e participam de jogos com direito a distribuição de brindes, além da apresentação das Atléticas e a performance dos animadores de torcida (cheerleaders). As atividades desta edição foram destinadas apenas para estudantes das escolas parceiras do IBMR, mas a previsão é de que os Tours possam ser abertos ao público a partir do segundo semestre deste ano.

 “O feedback dos alunos foi positivo. Ouvi muitos pedidos para que o Tour durasse mais. Vários jovens encantados e querendo saber como fazem para estudar com a gente. Recebemos mais de 700 estudantes do Ensino Médio em dois dias. A equipe está bem feliz e satisfeita com o resultado. Já estamos nos organizando para as próximas edições”, revelou Bruno Cleto, supervisor do Programa Orienta e responsável pelo evento. O próximo Tour IBMR já tem data marcada, dias 11 e 12 de junho no Campus Barra.

 Sobre o IBMR – O Centro Universitário IBMR é uma instituição privada de ensino superior brasileira que faz parte da Rede Laureate International Universities, completa 50 anos em 2019 e possui três campi na cidade do Rio de Janeiro: Barra, Botafogo e Catete. A instituição oferece 51 de cursos, sendo 38 de graduação, entre bacharelados e tecnológicos (nas modalidades presencial e EAD), 13 cursos de pós-graduação lato sensu e extensão. Em 2018, O IBMR recebeu o Conceito Institucional máximo (cinco) no processo de avaliação para o Recredenciamento Institucional conduzido pelo Ministério da Educação (MEC), e pode ser considerado um dos três melhores Centros Universitários privados do Estado do Rio de Janeiro. A instituição oferece 46 de cursos, sendo 33 de graduação, entre bacharelados e tecnológicos, e 13 cursos de pós-graduação lato sensu.