• qui. jul 18th, 2024

Coaching na Novela “Outro Lado do Paraíso” gera polêmica

By

Comunicado oficial da ABRACOACHES – Associação Brasileira de Coaches.

            A Abracoaches – Associação Brasileira de Coaches , vem através desta comunicar a sua posição relativa á utilização do Coaching na Novela “Outro Lado do Paraíso”.

Muito tem se falado nestes últimos dias sobre  cenas da novela O outro lado do Paraiso sobre o Coaching, onde a Advogada Adriana (Julia Dalavia) explica técnicas que poderiam ser utilizadas para descobrir mais informações sobre alguns personagens.

 

Nas cenas, a personagem afirma ter feito curso de  coaching  e diz ser um método onde se estabelece uma relação com o cliente em função de um objetivo específico, através de técnicas, em função da cura interna utilizando inclusive a hipnose.  Mesmo sendo uma obra de ficção, a fala da personagem traz informações equivocadas sobre o coaching, seu real significado e sua aplicação. A Questão principal não é o “coaching na novela”, pois temos vários filmes com atuação de Coaches reconhecidos.  A questão é a abordagem utilizada. O contexto da trama e da cena em questão  trata-se de abuso sexual e é importante ressaltar que o Coaching não é o processo adequado para esse tipo de situação. É necessária a busca de um profissional qualificado (psicólogo, psicanalista, psiquiatras) para lidar com Traumas específicos. A Abordagem da Hipnose também não é uma ferramenta utilizada no processo de Coaching.

O Coaching, segundo as mais atualizadas pesquisas sobre a profissão, é hoje uma atividade imprescindível à promoção do desenvolvimento humano em diversas áreas, como: relacionamentos, qualidade de vida, liderança, carreira e negócios. Como atividade profissional, foi identificada a importância de conhecimento técnico especializado e a necessidade do desenvolvimento de competências específicas para sua aplicação, possibilitando, assim, estender a toda sociedade os valores e os benefícios da sua prática com respeito e sigilo absoluto.

Com efeito, a conduta ética dos membros da ABRACOACHES deve ser o reflexo da conduta de todos os profissionais de Coaching. Não se espera do associado que sua conduta se limite ao mero cumprimento do código de ética, mas sim, que vá muito além, refletindo o resultado da soma dos princípios morais de cada um de seus integrantes. Importa que os participantes sejam bem formados, profissionais bem treinados, pois o cerne da questão está na formação pessoal, na busca de conhecimento e desenvolvimento.

Mas afinal o que é Coaching? Coaching é um processo sistematizado que conduz a pessoa ao alcance dos seus objetivos através de técnicas e ferramentas apropriadas. É um processo feito por um profissional certificado e preparado. No coaching podem existir nichos diferentes, profissionais de várias profissões, mas a essência do processo é a mesma em todo o mundo. No Brasil é algo relativamente novo e com crescente mercado. Assim, o assunto cai na mídia de uma forma despreparada o que causa muita interpretação incorreta deste processo que é serio, reconhecido e que traz muitos bons resultados.

Associação Brasileira de Coaches – ABRACOACHES vem se fortalecendo e contribuindo para um mercado de Coaching com profissionalismo, credibilidade, seriedade e responsabilidade, alinhada com as melhores práticas mundiais de Coaching, acreditando no potencial deste mercado e dos profissionais que investem e acreditam  no potencial deste mercado e dos profissionais que investem e acreditam na sua atuação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *